Susana Mendes em Reportagem Diário de Noticias
13-03-2009 21:15Susana Mendes, instrutora do CRIS em entrevista ao DN conta os desafios presente para o clube e os seus próprios objectivos enquanto karateca. Aqui ficam alguns excertos da reportagem.
Heróis lá da terra
Clube Recreativo Infante de Sagres. A karateca Susana Mendes, com 15 internacionalizações, aposta em sagrar-se campeã do mundo no estilo “shukokai”, em 2010, em Lisboa, e como treinadora quer continuar a formar jovens. Sacrificou um curso de educação física na universidade para se dedicar ao karaté.
“Vou continuar a competir enquanto tiver força e nunca deixarei o karaté como praticante, pois é a actividade que me permitiu ser o que sou. Estou a tentar criar uma fábrica de campeões em Sagres e na localidade de Búdens, no concelho de Vila do Bispo, onde existem jovens com muito valor”
Em 12 anos como treinadora congratula-se de ter formado uma campeã europeia e outra mundial. Mas pelo meio, lamenta: “perdem-se alguns talentos porque o espirito de sacrificio já nao é o que era e desistem, ou, por outro lado, porque muitos jovens chegam a determinada fase da sua vida e vão estudar para Lisboa e optam por outras actividades”.
O proximo Campeonato do Mundo de Karaté no estilo shukokai, que terá lugar em Lisboa, em 2010, será a sua ultima competição Internacional. Por isso mesmo, gostava de conquistar o meu terceiro titulo mundial. Seria encerrar com chave de ouro um periodo da minha carreira desportiva, sublinha. Além de treinadora, pretende obter um curso de arbitro, em 2011, e participar activamente na Associação de Shukokai, a que pertence, ao nivel da selecção. “O meu objectivo é ajudar a formar jovens. É muito gratificante vê-los como o nosso espelho, com as nossas técnicas e contribuir para evoluírem enquanto desportistas e pessoas” frisa Susana Mendes, rejeitando a ideia de o karaté ser violento.
Tags:
———
Voltar