Shukokai
A HISTÓRIA
O karaté shukokai foi criado por Chojiro Tani em 1952. O sensei Chojiro Tani foi discípulo do sensei Kenwa Mabuni (Shito Ryu) e fundou posteriormente a sua escola á qual deu o nome de Shukokai, que significa “uma via para todos”.
O shukokai possui técnicas e movimentos muito idênticos ao karaté tradicional, onde se destaca a sua rapidez e o objectivo de aplicação no oponente com a máxima eficácia.
Shigeru Kimura, aluno directo do sensei Tani, cedo se notabilizou, vencendo, com apenas 21 anos de idade, todos os campeonatos do Japão. Ao radicar-se no ocidente (New Jersey-EUA) divulgou a técnica do shukokai e tornou-se então instrutor chefe mundial do Kimura Shukokai International (KSI). O sensei Kimura desenvolveu a técnica do shukokai de forma a aliar ao seu tradicional pendor atacante maior velocidade, mobilidade e impacto.
O sensei kimura faleceu em 1995 com 54 anos de idade, no entanto, a sua escola de karaté continua viva. Os quatro instrutores-chefes mundias da KSI (Shihan Lionel Marinus, Shihan Chris Thompson, Shihan Eddie Daniels e Shihan Bill Bressaw) mantêm a sua memória viva ao seguirem os métodos do sensei Kimura.
Shigeru Kimura